ENSINO FUNDAMENTAL 1

Gustavo Vieira de Brito

O estudante dos anos iniciais é inserido em um espaço permeado por inúmeros estímulos que buscam despertar novas interações e construir conhecimentos por meio das múltiplas linguagens, usufruindo da criatividade, do encantamento pelo mundo letrado e do desenvolvimento do raciocínio lógico. Assim, as crianças ampliam seu entendimento do mundo e tornam-se reflexivas e críticas frente à realidade.

Atividades Complementares para o Ensino Fundamental 1:

Educação Física Escolar com professora especializada: Trabalha o movimento, a linguagem corporal, a cultura da criança por meios de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras. Também tem por objetivo proporcionar um amplo leque de possibilidades através de ações motoras, gerando diferentes desafios corporais que contribuam para esse desenvolvimento.

Língua Inglesa: A Língua Inglesa é trabalhada desde os anos iniciais, o que possibilita ao aluno aprender uma segunda língua de forma natural, em situações espontâneas e por meio da prática no dia a dia. As aulas acontecem nas turmas em período regular, valorizando a cultura e identidade do mundo globalizado.

Língua Espanhola: A Língua Espanhola é trabalhada a partir do 3º ano do ensino fundamental. As crianças compartilham características no que diz respeito ao seu perfil como aprendiz de uma nova língua, elas não apresentam uma maneira uniforme de aprendê-las; salienta-se que são diversas e variadas as formas pelas quais aprendem, repetindo, imitando, traduzindo, brincando, cantando...

Informática Educativa com professora especializada no Laboratório de Informática: O objetivo da informática educativa para as crianças é trazer o computador para o cenário das experiências infantis, possibilitando que este seja mais uma ferramenta na descoberta do mundo das coisas, das pessoas, das representações e da aprendizagem.

Hora do Conto semanal na Sala de Leitura: Essa atividade tem como objetivo contar histórias de forma alegre e agradável, afim de atrair as crianças para o universo da literatura e, dessa maneira, ajudar na formação de novos leitores. Cada história é adaptada e apresentada de forma distinta, utilizando técnicas como fantoches, teatros, sombras...

Musicalização infantil (1º Ano): Com a musicalização, pretende-se criar um vínculo entre a música e a criança. E ainda, desenvolver na criança o gosto pela música. A musicalização contribui para os seguintes aspectos: socialização, alfabetização, inteligência, capacidade inventiva, expressividade, coordenação motora e tato fino, percepção sonora, percepção espacial, raciocínio lógico e matemático e estética.

Atividades Opcionais:

Aulas de Mini Tênis: é uma aula divertida, socializadora e educativa. Desenvolve a motricidade e a coordenação, auxilia no fortalecimento e na tonificação da musculatura das crianças, além de estimular a disciplina, os reflexos, a psicomotricidade, bem como o sentido de responsabilidade. Cientistas e doutores de todo o mundo afirmam que o tênis é uma das atividades físicas mais saudáveis para se praticar pois oferece muitos benefícios tanto físicos como psicológicos para as crianças.

Benefícios Físicos do Tênis: capacidade aeróbica, força muscular, coordenação dos movimentos, velocidade, agilidade, flexibilidade...

Benefícios Psicológicos do Tênis: desenvolvimento da disciplina e da aprendizagem do jogo, reforça o valor do trabalho e do esforço, cria um sentido competitivo íntegro, estimula o trabalho em equipe, desenvolve habilidades sociais, melhora a autoestima, o autocontrole, a concentração, a segurança e a diversão.

ENSINO FUNDAMENTAL 2

Gustavo Vieira de Brito

Para os anos finais a Instituição propõe aulas que incentivem autonomia e desenvolvimento integral dos estudantes, aliadas a atividades científicas, esportivas, sociais e culturais. O objetivo é criar jovens conscientes e atuantes, aptos a serem agentes transformadores do futuro. A aplicação de Simulados do ENEM no 9º ano, preparam os estudantes para os novos desafios do Ensino Médio.

Oferece aulas de Redação e Produção textual semanalmente com professor específico; disciplina de Filosofia estimulando o ato reflexivo; aulas de Culinária em horário extra; Empreendedorismo e Educação Financeira.

ENSINO MÉDIO

Gustavo Vieira de Brito

Nesta etapa de escolarização os conteúdos pragmáticos estão aliados ao desenvolvimento do pensamento crítico e para preparação da vida em sociedade, da elaboração e compreensão de conceitos com foco na preparação para vestibulares das mais conceituadas Universidades de todo o país, além do fortalecimento da autonomia. Buscamos proporcionar que eles sejam, muito além de futuros universitários, verdadeiros cidadãos, preparados para encarar qualquer desafio. É preciso estar sempre estimulando a reconstrução do conhecimento através do exercício do raciocínio, da experimentação, da solução de problemas e de outras competências cognitivas superiores.

Oferece atividades de Laboratório de Ciências físicas, químicas e biológicas, com aulas específicas, aulas de Redação semanais, Simulados Trimestrais, desde o primeiro ano do Ensino Médio.

Atendimentos Especializados

Psicóloga: Conta com o acompanhamento de uma Psicóloga no ambiente escolar, com o objetivo, junto aos professores encorajá-los a desenvolver cada vez mais um papel ativo no processo educacional; junto aos pais auxiliá-los no âmbito das dúvidas e problemas enfrentados pela família e junto às crianças um acompanhamento para avaliar questões de desenvolvimento global, comportamento e processo de aprendizagem.

Nutricionista: Desde a infância se determina os hábitos alimentares saudáveis e a alimentação exerce papel fundamental sobre a saúde da criança e do adolescente. Uma alimentação adequada garante o crescimento e desenvolvimento normal. Cabe a Nutricionista planejar os cardápios, orientar e supervisionar a alimentação, além de acompanhar o crescimento físico de cada aluno(a), bem como atender as famílias em casos de dúvidas ou demandas específicas.

Psicomotricista: A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque a criança utiliza seu corpo para demonstrar o que sente. A Psicomotricista condiciona o processo de alfabetização, leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço e no tempo, a adquirir habitualmente a coordenação de seus gestos e movimentos. A psicomotricidade não é apenas uma prática preventiva, mas educativa, que contribui na aquisição da autonomia para a aprendizagem, facilitando assim o processo de alfabetização.



gustavo vieira de brito

Informações

Telefones:

Gustavo: 3231-6571

E-mail:

contato@colegiogustavo.com.br

Endereço:

Rua Carlos Zaqueira, 849
Bairro Cristina, Vacaria/RS

Colégio Gustavo Vieira de Brito - Todos os direitos reservados

six interfaces