Atividades Complementares e Opcionais e Atendimentos Especializados

Atividades Complementares:

As aulas são desenvolvidas semanalmente para as turmas de Maternal 3, Jardim e Pré.

Educação Física Escolar com professora especializada

Trabalha o movimento, a linguagem corporal, a cultura da criança por meios de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras. Também tem por objetivo proporcionar um amplo leque de possibilidades através de ações motoras, gerando diferentes desafios corporais que contribuam para esse desenvolvimento.

Informática Educativa com professora especializada no Laboratório de Informática

Informática Educativa

O objetivo da informática educativa para as crianças é trazer o computador para o cenário das experiências infantis, possibilitando que este seja mais uma ferramenta na descoberta do mundo das coisas, das pessoas, das representações e da aprendizagem.

Hora do Conto semanal na Sala de Leitura

Hora do Conto

Essa atividade tem como objetivo contar histórias de forma alegre e agradável, afim de atrair as crianças para o universo da literatura e, dessa maneira, ajudar na formação de novos leitores. Cada história é adaptada e apresentada de forma distinta, utilizando técnicas como fantoches, teatros, sombras...

Aulas de inglês

Com a proposta de estimular a formação de conceitos, desenvolver o encadeamento de estruturas lógicas e a percepção visual das crianças, o curso ABC mostra que a aprendizagem de uma segunda língua a partir dos três anos de idade estimula a inteligência linguística dos alunos. O estímulo à percepção e à articulação dos sons do inglês, quanto mais cedo, faz com que a criança adquira maior desenvoltura no aprendizado da língua estrangeira. A aprendizagem acontece de maneira prazerosa, ampliando as conquistas das crianças e não interferindo no processo de alfabetização da sua língua nativa. A aquisição da linguagem se dá por meio de histórias, músicas, brincadeiras, desenhos, apresentações teatrais, etc.

Musicalização infantil (Pré)

Com a musicalização, pretende-se criar um vínculo entre a música e a criança. E ainda, desenvolver na criança o gosto pela música. A musicalização contribui para os seguintes aspectos: socialização, alfabetização, inteligência, capacidade inventiva, expressividade, coordenação motora e tato fino, percepção sonora, percepção espacial, raciocínio lógico e matemático e estética.

Atividades Opcionais:

Aulas de Ballet

O ballet é importante na iniciação do movimento, na descoberta do Eu, na aquisição de disciplina mesmo no brincar e na contextualização da entrada num espaço de trabalho criativo. Nesta fase as crianças desenvolvem mais equilíbrio e lateralidade. A disciplina adquire um registro mais relacionado com o autocontrole. A criança valoriza-se de outra forma, sente-se mais confiante como pessoa.

Aulas de Mini Tênis

É uma aula divertida, socializadora e educativa. Desenvolve a motricidade e a coordenação, auxilia no fortalecimento e na tonificação da musculatura das crianças, além de estimular a disciplina, os reflexos, a psicomotricidade, bem como o sentido de responsabilidade. Cientistas e doutores de todo o mundo afirmam que o tênis é uma das atividades físicas mais saudáveis para se praticar pois oferece muitos benefícios tanto físicos como psicológicos para as crianças. Benefícios Físicos do Tênis: capacidade aeróbica, força muscular, coordenação dos movimentos, velocidade, agilidade, flexibilidade... Benefícios Psicológicos do Tênis: desenvolvimento da disciplina e da aprendizagem do jogo, reforça o valor do trabalho e do esforço, cria um sentido competitivo íntegro, estimula o trabalho em equipe, desenvolve habilidades sociais, melhora a autoestima, o autocontrole, a concentração, a segurança e a diversão.

Atendimentos Especializados:

Psicóloga

Nossas crianças contam com o acompanhamento de uma Psicóloga no ambiente escolar, com o objetivo, junto aos professores encorajá-los a desenvolver cada vez mais um papel ativo no processo educacional; junto aos pais auxiliá-los no âmbito das dúvidas e problemas enfrentados pela família e junto às crianças um acompanhamento para avaliar questões de desenvolvimento global, comportamento e processo de aprendizagem.

Nutricionista

Na infância se determina os hábitos alimentares saudáveis e a alimentação exerce papel fundamental sobre a saúde da criança desde cedo. Uma alimentação adequada garante o crescimento e desenvolvimento normal da criança. Cabe a Nutricionista planejar os cardápios, orientar e supervisionar a alimentação, além de acompanhar o crescimento físico de cada criança, bem como atender as famílias em casos de dúvidas ou demandas específicas.

Psicomotricista

A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque a criança utiliza seu corpo para demonstrar o que sente. A Psicomotricista condiciona o processo de alfabetização, leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço e no tempo, a adquirir habitualmente a coordenação de seus gestos e movimentos. A psicomotricidade não é apenas uma prática preventiva, mas educativa, que contribui na aquisição da autonomia para a aprendizagem, facilitando assim o processo de alfabetização.