Nossa Proposta

Nossa Proposta Pedagógica está organizada de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, estabelecidas pelo MEC. Nosso trabalho visa contribuir para o desenvolvimento da autonomia e formação moral, pautado na teoria Sociointeracionista, revelada no cotidiano escolar a partir das percepções e vivências do educando para a elaboração e planejamento de sua rotina. Além disso, o trabalho com projetos reforça na criança a sua autoestima, uma vez que ela passa a acreditar na sua capacidade de pensar, concluir e criar, além de estimular o seu desejo de aprender cada vez mais.

Na Escola Pedacinho do Céu pratica-se uma proposta pedagógica voltada em formar crianças construindo saberes com a vida. A criança é o centro de toda a prática pedagógica desenvolvida em nossa escola, desta forma, desenvolvemos um trabalho de observação e interação para que a organização do espaço, atividades e rotina favoreçam a aprendizagem e que estimulem o pensar crítico e criativo.

Nossa Proposta A Escola Pedacinho do Céu está conveniada ao Sistema Positivo de Ensino, o qual apresenta em sua proposta o desenvolvimento de dois âmbitos: Formação Pessoal/Social e Conhecimento de Mundo. O âmbito Formação Pessoal e Social é constituído pelos seguintes eixos de trabalho: Identidade, Autonomia e Intimidade. Já o âmbito Conhecimento de Mundo está subdividido em: Movimento, Artes Visuais, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Relações Matemáticas. Essa organização é uma proposta integrada, onde o professor reafirma em sua prática educativa, o propósito da construção de conhecimentos, que se processa de maneira conjunta e global a partir das inter-relações entre os diferentes âmbitos a serem trabalhados com as crianças.

Histórico

A Escola de Educação Infantil Pedacinho do Céu, iniciou suas atividades em 26 de outubro de 1988. Foi criada e continua sendo dirigida por Luciana Vieira de Brito, que há 29 anos atrás imaginava a possibilidade de fazer educação com mais alegria, paixão e encantamento. Idealizava uma escola em que a criança se sentisse amada e valorizada, onde pudesse desejar, sonhar, imaginar, criar, transformar e ser feliz.

Desse sonho nasceu a Escola Pedacinho do Céu, inicialmente localizada na Rua Carlos Záquera, número 905, em Vacaria, RS, onde funcionou por 21 anos. Em 2004 foi adquirida uma segunda sede na mesma rua, para ampliar seu espaço físico, onde funcionou a turma de berçário e as turmas de maternal. No ano de 2010, concretizou-se a construção da tão sonhada nova escola de educação infantil, unificando as duas já existentes e ampliando o espaço físico interno para 1.200m2 de área construída. Além disso, também ampliou o espaço externo, totalizando 1.500m2 de área livre, destinado para atividades recreativas, com gramado e praça de brinquedos. Atende crianças na faixa etária de 0 (zero) a 6 (seis) anos, oferecendo um projeto de trabalho diferenciado, onde com amor, alegria, interesse e criatividade se oportuniza às crianças a gostarem da Escola e se sentirem integrantes no processo de construção do conhecimento.

Histórico Sempre apresentou crescimento, tanto em infraestrutura como em equipamentos, tecnologia, número de profissionais, número de alunos, inovando e aprimorando cada vez mais a qualidade de ensino, fazendo educação com a vida.

São 29 anos de dedicação na área educacional, através de um trabalho sério e competente, por isso oferece maior experiência e qualidade, contribuindo para o progresso educacional em nossa cidade, a partir de uma nova proposta escolar, que faz a diferença, com um novo jeito de fazer educação.

A Escola de Educação Infantil Pedacinho do Céu é uma referência em educação infantil no município e região.

Desenvolvimento Emocional

A participação da família é constante em nossa escola, desenvolvemos um relacionamento de acolhimento e comunicação diária, o qual é fundamental para o desenvolvimento da criança, visto que estamos envolvidos na tarefa de educar uma mesma criança de forma compartilhada e a partir de contextos diferentes, casa e escola, portanto é necessária parceria e sintonia neste processo.

Na Pedacinho do Céu, a criança desenvolve sua autoestima, sua autoconfiança e sua capacidade de comunicação. As turmas tem um trabalho voltado à interação entre as crianças, preocupa-se também com o bem estar, com o afeto, com as emoções e as relações importantes para o seu desenvolvimento saudável.

Nossas crianças contam com o acompanhamento de uma Psicóloga no ambiente escolar, com o objetivo, , junto aos professores encorajá-los a desenvolver cada vez mais um papel ativo no processo educacional; junto aos pais auxiliá-los no âmbito das dúvidas e problemas enfrentados pela família e junto às crianças um acompanhamento para avaliar questões de desenvolvimento global, comportamento e processo de aprendizagem. Desenvolvemos projetos que promovam a conquista da identidade e autoestima, este ano em especial estamos implantando a Meditação na rotina escolar para contribuir no autoconhecimento de nossas crianças.

Produção Criativa e Coletiva

Procuramos trabalhar com o dia lúdico, que se define como um dia de lazer e aprendizagem. Por meio do lúdico, a criança realiza uma aprendizagem significativa, pois o ato de brincar (jogo, brinquedo, brincadeira) proporciona a ela uma relação entre as coisas e as pessoas e, ao relacioná-las constrói o seu conhecimento, refletindo aquilo que percebe do mundo, como os aspectos sociais, culturais e familiares, retratando seu contexto e percebendo seus futuros papéis, gerando com isso todo o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional.