A idade em cada um dos níveis

Berçário: 0 a 1 ano
Maternal 1: 1 a 2 anos
Maternal 2: 2 a 3 anos
Maternal 3: 3 a 4 anos
Jardim: 4 a 5 anos
Pré: 5 a 6 anos

O trabalho em cada um dos níveis:

Berçário: 0 a 1 ano

Na Escola Pedacinho do Céu os bebês são vistos como seres humanos em desenvolvimento, cheios de possibilidades, ativos e participativos. Nesta idade o trabalho basea-se na oportunidade de movimento, na produção de significados através das interações com objetos, com os colegas, com os professores e no contato com as emoções. É isso que possibilita que os bebês sejam atendidos em grupo. Momentos de rotina como alimentação, soninho e higiene, também são vistos como oportunidades de interação e aprendizado. As atividades são desenvolvidas a partir da curiosidade e do interesse dos bebês.

Maternal 1: 1 a 2 anos

No Maternal 1, quando os bebês já caminham e começam a ir em busca de explorações, é oferecido uma diversidade de materiais e atividades, direcionado especialmente para atividades de motricidade, autonomia e comunicação oral, estimulando-se muito a fala no relacionamento com colegas, professores e objetos. Aprender a comer sozinhos, a caminhar, correr, pular, dançar, subir, descer, comunicar-se oralmente, cantar, imitar, e mais tarde o desfralde, são alguns dos objetivos desse nível.

Maternal 2: 2 a 3 anos

No Maternal 2 a criança começa a descobrir o quanto é gostoso aprender, a compartilhar e a viver rodeado de amigos. Aprende também a dividir brinquedos, a atenção dos adultos, a esperar sua vez e a respeitar a vez dos colegas.
Nesta fase as crianças desenham, pintam, constroem e vão aprendendo a se expressar com confiança. Brincar é fundamental ... Através dos brinquedos e brincadeiras, as crianças desenvolvem a coordenação motora, criatividade, raciocínio, identidade, autonomia, comunicação, socialização, sensação de liberdade e poder.

Maternal 3: 3 a 4 anos

A criança de 3 anos é marcada por inúmeras características especiais, desenvolvem fortes laços de amizade e cooperação e passam a sentir mais segurança para desafiar o mundo e explorá-lo através da comunicação verbal. Elas expressam mais suas opiniões, aprendem a contestar, questionar e argumentar. Nesse sentido a intervenção, mediação e postura dos nossos professores são elementos capazes de fazer com que os pequenos encontrem na Escola a oportunidade de viver a infância com toda magia e encantamento próprios desta fase. Esta etapa é marcada pela construção de conceitos e noções básicas através de atividades concretas, jogos e brincadeiras. As garatujas começam apresentar formas mais precisas e o esquema corporal revela-se mais evidente, bem como a motricidade é amplamente trabalhada.

Jardim: 4 a 5 anos

A criança nesta idade gosta de conhecer coisas novas, é curiosa, questionadora e empolgada em aprender. Expressa através de histórias e dramatizações, suas emoções, sentimentos e necessidades. As regras são significativas e muitas vezes construídas pelo grupo. Nesta fase, a criança é instigada a desenvolver sua imaginação, experimentação e criatividade, a elaborar conhecimentos através do lúdico.

Pré-escola

A pré-escola é sempre uma etapa fascinante da Educação Infantil na nossa escola!
É um momento de grandes descobertas e desafios e para tanto nossos professores e colaboradores trabalham com muito empenho para atender de forma individualizada as necessidades de cada criança e assim contribuir para que ela esteja preparada e segura para iniciar o mágico processo de alfabetização, onde desenvolva suas hipóteses de escrita a partir de seus conhecimentos prévios e aprenda a se posicionar frente a informação e ao mundo letrado, confrontando-os com suas experiências de vida.