PROPOSTA PEDAGÓGICA

Prioriza a vivência de projetos interdisciplinares que tornam o aprendizado mais significativo, estimulam a pesquisa, a integração de conhecimentos, o respeito e a solidariedade. Incentiva o desenvolvimento das inteligências múltiplas, habilidades e competências cognitivas, físicas, afetivas, éticas, de liderança e de relacionamento interpessoal, possibilitando despertar a curiosidade intelectual e consciência crítica, formando cidadãos competentes e autônomos.

CURRÍCULO

O currículo é considerado como o centro da atividade educacional, o que implica não apenas na soma das realizações dos alunos, mas é, na verdade, um instrumento através do qual a escola concretiza sua responsabilidade educativa em relação aos alunos e à própria sociedade.

Componentes Curriculares oferecidos pelo Colégio:

• 1º e 2º anos – Currículo por atividades: Português, História, Geografia, Filosofia, Inglês, Ciências, Matemática, Educação Física, Arte, Ensino Religioso, Informática Educativa, Musicalização Infantil.
  • 3º e 4º anos - Currículo por atividades: Português, História, Geografia, Filosofia, Inglês, Ciências, Matemática, Educação Física, Arte, Ensino Religioso, Informática Educativa, Musicalização Infantil.
  • 5ºano - Português, Redação, História, Geografia, Filosofia, Inglês, Espanhol, Ciências, Matemática, Educação Física, Arte, Ensino Religioso.
  • 6ºano - Português, Redação, História, Geografia, Filosofia, Inglês, Espanhol, Ciências, Empreendedorismo, Matemática, Educação Física, Arte, Ensino Religioso.
  • 7ºano - Português, Redação, História, Geografia, Filosofia, Inglês, Espanhol, Ciências, Educação Financeira, Matemática, Educação Física, Arte, Ensino Religioso.
  • 8ºano - Português, Redação, História, Geografia, Filosofia, Inglês, Espanhol, Ciências Matemática, Educação Física, Arte, Ensino Religioso.
  • 9º ano - Português, Redação, História, Geografia, Filosofia, Inglês, Espanhol, Física, Química, Matemática, Educação Física, Arte, Ensino Religioso.
  • Ensino Médio - Português, Redação, Literatura, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Inglês, Espanhol, Química, Física, Biologia, Matemática, Educação Física, Arte, Ensino Religioso.

Os conteúdos de aprendizagem incluem todas as formas culturais e científicas que a escola considera importante para a formação integral do cidadão e envolvem a aprendizagem daquilo que devemos saber (os fatos, conceitos e princípios), aquilo que devemos saber fazer (os procedimentos), e aquilo que devemos ser (valores, atitudes e normas).

SISTEMA POSITIVO DE ENSINO

O Colégio da Gente tem convênio com o Sistema Positivo de Ensino, que integra o maior grupo de educação do País. Possibilita recursos que auxiliam no processo educativo, através de livros didáticos digitais e impressos, plataforma virtual e Positivo On.

PROJETOS PEDAGÓGICOS

Os projetos pedagógicos são fundamentais para um trabalho de qualidade, por meio deles conhecemos uma dada realidade e temos a possibilidade de intervir de maneira significativa para transformá-la. O conhecimento é produzido quando contribuímos com novas reflexões sobre o cotidiano.

São desenvolvidos ao longo do ano letivo pelo Colégio os seguintes Projetos:

Solidários da Alegria

Alunos fazem visitas no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, no setor da Maternidade e Hemodiálise, realizando momentos de partilha de histórias, músicas, conversas, carinho, atenção e alegria.

Fazer o Bem Vale a Pena

Estimula um olhar mais humano, trabalhando valores através da importância do respeito e afeto com os idosos, em visitas aos Asilos do Município, onde passam o que aprenderam com a vida e recebem momentos de atenção e afeto.

Projeto de Pesquisa Científica

Executado por todas as turmas do Colégio, impulsionando o gosto pela pesquisa nas áreas do conhecimento durante os trimestres letivos.

Educação Financeira

Objetiva instrumentalizar no aspecto financeiro a toda a comunidade escolar por meio da mudança de comportamento, envolvendo corpo docente, discente e famílias no desenvolvimento de atitudes conscientes rumo à sustentabilidade financeira e compreensão do mundo econômico e suas implicações.

Empreendedorismo

Proporciona aos educandos aprenderem a elaborar um plano de negócios, a avaliar oportunidades, ter noções de propaganda e marketing, fazendo pesquisas de preços, desenvolvendo um espírito de liderança e aprendendo conceitos básicos de empreendedores. A educação empreendedora traz benefícios imediatos às crianças e jovens.

Era uma vez...

Este projeto de leitura dá asas a imaginação… É um instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Resgata o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.

Meditação

A meditação na Escola visa ensinar técnicas simples e fáceis de meditação para crianças, adolescentes e professores, com o intuito de estimular a paz, bem como incentivar um pensamento coletivo positivo de responsabilidade pelo todo. Este projeto tem parceria com Mahatma Meditação Paz nas Escolas.

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL

A participação da família é constante em nossa Escola, desenvolvemos um relacionamento de acolhimento e comunicação, o qual é fundamental para o desenvolvimento do aluno(a), visto que estamos envolvidos na tarefa de educar de forma compartilhada e a partir de contextos diferentes, casa e escola, portanto é necessária parceria e sintonia neste processo.

No Colégio Gustavo, o aluno(a) desenvolve sua autoestima, sua autoconfiança e sua capacidade de comunicação. As turmas têm um trabalho voltado à interação entre os estudantes, preocupa-se também com o bem-estar, com as emoções e as relações importantes para o seu desenvolvimento saudável.